sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

5ª manga

E Valle de Bravo é isto, 5 dias, 5 mangas e umas centenas de kms voados!
Com uma previsão a apontar para um dia mais húmido que ontem, mais nuvens e tecto a subir dos iniciais 2800m para os 3600m possíveis, e embora o vento não fosse fraco (chegou a estar cerca de 20kmh de WNW), o comité de pilotos desenhou uma manga com 114km.
Iniciámos a prova no plano em LaPila, O grupo dos 150 pilotos estava muito coeso, e picada a baliza regressámos todos para os 3Reis para subir aqui. Eu e o Américo subimos bem, o Nuno ficou baixo mas recuperou logo a seguir. A 2ª baliza foi Elefante, a 30km, com um raio de 3km. Para lá chegar fomos "dar uma ganda bolta" pois não havia nuvens que nos permitissem ir directo. Assim, formaram-se 3 grupos. Eu e o Américo estávamos no grupo que fez a volta maior, pois saímos na frente do maralhal e foi mesmo ir debaixo das nuvens que haviam. Entretanto começaram-se a formar uns cúmulos mais à nossa esquerda, e foi por aqui que foi o 2º grupo onde estava o Nuno, e ainda mais à esquerda do Nuno seguia o 3º grupo. No final, junto à baliza lá estávamos todos juntos de novo. Voltámos sensivelmente pela rota que o 2º grupo tinha tomado na ida. A 3ª baliza foi o El Peñon o rochedo que se vê nas fotos em frente à descolagem). Chegámos lá bem altinhos, a cerca de 3000m, picámos a baliza, voltámos a subir umas 2 centenas de metros e lá fomos nós para o plano de novo. A baliza (Tezca) fica no plano a sul da descolagem. Só havia nuvem na baliza e esta estava a uns 14km. Eu passei directo, o Américo teve de subir um pouco antes de lá chegar e o Nuno foi pela direita, em direcção à nuvem mais próxima, embora ligeiramente a desviar da rota da baliza. Resultou muito bem a decisão do Nuno, pois acabou por fazer a baliza coladinho à nuvem, enquanto nós estávamos com pouco mais de 300m para o chão. Com isto o Nuno passa a acompanhar o grupo da frente e o Américo juntou-se a ele. Tiveram de fazer 3 térmicas para voltar à descolagem em contra-vento (com acelerador bem metido e a andar a 25-30kmh!!!) O Américo chegou na frente à descolagem mas mais baixo que o Nuno. Eu estava ainda a fazer a minha térmica intermédia para atacar a descolagem. Cheguei bem baixo, a rapar as árvores e a subir em dinâmico até à descolagem. Vou directamente ao sotavento do El Peñon e começo a subir numa bolhinha bem fraquinha mas consistente. Enquanto subia, o Nuno já estava a dirigir-se à ultima baliza (Escale) que fica muito próxima de Cerro Gordo. Eu cheguei a pensar que o Américo estava com ele, mas vim a saber que não quando larguei a térmica para ir até Escale e o Américo me disse ao rádio que ainda estava a subir no El Peñon. A chegada a Escale foi de novo bem baixinho, a precisar de subir 200m para chegar ao golo. O dia estava mesmo a morrer. O Nuno estava com o Aljaz Valic, Caron e Maurer. Enquanto que o Maurer atacou a baliza e o golo (Quintanilla)logo directo, o restante do grupo enrolou um bafinho para garantir a chegada ao golo, o que se veio a revelar fundamental, uma vez que o Maurer não chegou ao final. Do grupo do Nuno, só o Caron não foi papado pela Mercury-Allianz-comedora-de-kms-e-térmicas-enfurecidas! Eu lá consegui os metrinhos que precisava e foi pata a fundo para chegar na frente do grupo de uns 15 pilotos que estavam comigo. Mais uma vez, a Icepeak 3 não engana nem estrabucha! ;)
Cheguei com 20 minutos de atraso para o Colombiano que ganhou. O Nuno chegou 5 minutos antes de mim. Em 2º lugar chegou o Andy Hediger. O Américo acabou por ficar muito baixo na ultima baliza e aterrou no planalto a 8km do golo.
Chegaram cerca de 50 pilotos ao golo. O Eric Reed que estava em 1º) não chegou e por isso vai haver mudanças importantes na tabela classificativa. É esperar para ver!

ClOudyo

Sem comentários: