quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

4ª manga

Hoje o comité de pilotos desenhou uma manga de 84 km. A previsão apontava para um dia seco tecto baixo (2800m) no início e a subir com o decorrer do dia, com cumulos apenas na zona normal da confluência.
No start (um raio de 6km da descolagem) atrasei-me e acabei por ir atrás da molhada toda, seguimos em direcção aos 3 Reis onde alguns pilotos optaram por subir e seguir altos em direcção a Divisadero, a 1ª baliza, eu optei por ir mais baixo junto à encosta mas sempre com pequenas e potentes bolhas que permitiam não perder altura e aproximar-me do grupo da frente vindo por baixo. Subi no final da crista para fazer a baliza e, já melhor posicionado, fiz o regresso aos 3Reis junto com o Nuno e o Américo. Voltámos a subir nos 3 Reis para fazer a travessia do planalto em direcção às nuvenzinhas da confluência que já chamavam por nós! O grupo hesitou várias vezes a travessia devido á pouca altura para o chão e a transição não ter alternativas de aterragem devido a ser muito arborizado. Finalmente, e após vários ciclos, lá fomos. Aqui o Nuno teve um embrulhanço com direito a gravata e a pouca altura para o chão foi reduzida ainda mais pois para sair do negativo teve de meter um full-stall. Resolveu rápido mas ficou baixinho e encostou ao Cerro Gordo abaixo da crista. Deu pra safar e continuar na corrida...
Subir por baixo das nuvens não foi complicado pois quase todos os 150 pilotos ainda estavam relativamente próximos e por isso foi uma questão de "gestão de espaço aéreo". Rapidamente cheguei à nuvem, juntamente com mais uns 10 pilotos, e decidi tomar a dianteira da corrida já que não havia nada a arriscar, apenas seguir debaixo da estrada de nuvens que nos levou em direcção a Monarca (a 2ª baliza). O Américo e o Nuno levaram uma rota mais directa, atravessando um buraco azul primeiro e ligando na 2ª estrada de nuvens mais pela esquerda. Foi talvez melhor opção pois no final tinham nos apanhado. Voltámos a subir debaixo da nuvem a 2km da baliza e aqui tomámos uma decisão menos boa ao atacar a baliza directamente, enquanto que outros pilotos fizeram uma volta um pouco maior mas seguiram sempre debaixo das nuvens.
Conclusão, ficámos bem baixos na baliza, a pouco mais que 50m das árvores, com algum apoio dinâmico e a verdadeira térmica pónei-selvagem-em-fase-de-acasalamento-preso-num-estábulo!! Foi um "agarra o txan-segura o txan" e saiam da frente que lá vai disto. Lá consegui safar-me e subir uns 200 metrinhos, o Américo perdeu o carrossel e foi tentar subir com o Nuno mais ao lado juntamente com mais alguns pilotos. Eu arrisquei a vinda contra-vento em direcção a um morrinho onde estavam alguns pilotos a subir que acabou por resultar muito bem. Com isto deixei para trás o Eric Reed, e numa boa linha de ascendência voltei a puxar do acelerador e embora baixo, comecei a aproximar-me do grupo da frente. Foram praticamente 20km contra-vento sem enrolar. A 3ª baliza foi a descolagem, e como não chegámos lá muito altos foi necessário subir de novo. O ESS (End of Speed Section - a linha onde finalizamos o nosso tempo de prova) era logo ali a 8km em Cerro Gordo. Eu estava muito bem posicionado, o Greg Blondeau, o Jean Marc Caron e o Donini estavam comigo, o Eric Reed estava próximo, era preciso ser rápido a subir. Para chegar ao ESS tinhamos de voltar a atravessar o planalto. O Greg sai numa bolha a derivar em direcção ao ESS mas a subir pouco, eu e o resto do maralhal fomos ao G-Spot subir. Entretanto vejo umas 6 ou 7 asas a passar vindos directamente da Descolagem para o Cerro Gordo. Haviam mais algumas asas muito perto do ESS, mas baixo. Decido ir também, acelerador doseado para não chegar lá demasiado baixo. Consigo chegar na frente do grupo que estava comigo mas não tive a noção se o Greg já lá estava ou não. Fiquei com a ideia de ter chegado nos 20 primeiros... Depois disto foi só subir e ir até à aterragem de Valle de Bravo junto ao lago para validar a prova. O Nuno e o Américo chegaram juntos uns 5-7 minutos depois de mim.
Soube na aterragem que o Maurer e o Aebi chegaram colados em 1º, o Tomas Brauner com eles, penso que o Aljaz Valic também chegou muito bem.
Vamos aguardar para ver o que sai na classificação. Enquanto espero, vou comer um taco ;)


ClOudyo

1 comentário:

fmonteiro disse...

Força Tugas!

Gostei do teu relato.

Abraço e bons voos,

Filipe Monteiro