terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Dia 9 - 7ª manga

Hoje tivemos um dia solarengo - para não variar - com previsão de vento fraco e tecto mais alto que nos dias anteriores.
Foi definida uma prova de 97km, desta vez quase toda fora da zona habitual da confluência, a puxar mais para o plano a Oeste da descolagem.
O start e primeira baliza no vale em frente ao Peñon e depois dois pontos bastante distantes que obrigavam a rota a cruzar novamente a zona inicial. O final seria na margem Oeste do lago com aterragem na margem oposta, no relvado do costume.
Após as primeiras descolagens percebeu-se que a actividade térmica não estava tão forte como nos dias anteriores, e as subidas iniciais foram demoradas devido a uma maior estabilidade. No start estávamos todos bem posicionado e iniciámos a corrida.
Logo aqui se verificou o que viria a ser uma constante ao longo do voo: vários grupos a tomar opções e rotas distintas. O grupo maior foi pela crista Maguey-Divisadero, com o Américo a puxar o andamento, enquanto outro grupo mais pequeno onde me encontrava atacou directamente pelo plano. Alguns pilotos fizeram ainda a travessia para 3Reis e daí para a baliza, com o Cláudio na molhada.
A opção directa, revelou-se a mais rápida e conseguimos recuperar algum tempo perdido no start, picando a baliza bem alto e voltando imediatamente ao final da crista em frente ao Peñon. A travessia para a baliza seguinte foram 30km também com opções diversas, onde os grupos da frente acabaram por se juntar sensivelmente a meio do caminho. O Cláudio aqui fez uma jogada bastante boa, subindo sozinho numa térmica-canhão que o deixou numa posição bastante confortável e a partir daí não largou mais o grupo que liderou até ao final.
Eu e o Américo voámos também num bom grupo em perseguição do primeiro. O ataque á parede da descolagem iria definir as posições finais, pois a meta estava bastante próxima e numa zona que já conhecemos onde se anda muito rápido e sem perder altura. O Cláudio vinha a abrir na frente mas teve de temporizar pois chegou em contra-ciclo à parede, e foi alcançado pelo grupo que o seguia. Os que vinham com ele (Wiss, Aebi, Mads e Yassen) ficaram a subir na descolagem ao verem que a opção não compensava.
O final foi muito rápido e chegaram muitos pilotos ao End-of-Speed-Section com alguns, no entanto, a não garantirem altura suficiente para atravessar o lago, perdendo por isso os pontos de tempo.
A manga foi ganha pelo Búlgaro Yassen Savov, seguido por Andy Aebi. O Cláudio chegou cerca de 10 minutos depois com o resto do Team a fechar cerca de 5-7 minutos mais tarde. Foi uma manga trabalhosa e com menos nuvem que o habitual, o que torna as transições menos óbvias e as térmicas mais mexidas. Ainda assim voámos quase 100km em pouco menos de 3h, o que dá uma média bastante coiso.
Os resultados devem sair mais logo, estamos focados na recuperação.

Missão cumprida, venham as próximas! ;)

Hasta luego!

Nuno Virgílio

Sem comentários: