sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

10ª Manga

O dia parecia mais seco e mais ventoso mas acabou por se revelar bastante agradável, sem grande turbulência e as poucas nuvens a funcionar bem.
O start na planície com regresso ás cristas bem conhecidas na zona da baliza 3Reis. Depois a passagem para o planalto a ser a única parte do voo mais chata, com uma inversão nos 3000m e algum vento de frente a dificultar, mas como ainda estava um grupo bastante grande na frente, acabou por ser bastante óbvio percerber como o ar se estava a comportar.
A partir daqui foi bastante rápido com 3 trajectos (ida-volta-ida de novo) na zona da confluência.
Íamos os 3 no grupo da frente e no regresso, numa zona mais mexida, o Cláudio mete um full-stall para acalmar o pónei, quando (dejá vu) fica com o manobrador na mão... e fio partido novamente. Acabou por ter de aterrar mais à frente já que não tinha condições para continuar em prova. Restávamos eu e o Américo pelo que nos empenhámos em seguir caminho. Eu continuei sempre no grupo da frente, com o Américo a puxar o andamento dos perseguidores.
Ida e volta de novo á planície com passagem na Mesa por trás do Peñon e siga jogo. O tecto estava jeitoso (3500) com boa térmica mas o dia já ia adiantado pelo que não perdemos tempo. Os últimos quilómetros foram bastante tácticos com o grupo a girar meias térmicas apenas, no sentido de ir avançando rapidamente e com umas tentativas de fuga pelo meio, rapidamente anuladas.
A chegada ao End-of-speed-section (4km de raio do golo) foi muito rápida, mas havia ainda que cruzar a linha a 2900m de altitude.. O grupo de cerca de 30 pilotos chegou separado por poucos segundos, em duas metades: os qua arriscaram mais baixo e os que garantiram o cruzar da linha. Houve por isso alguns que finalizaram o tempo mas não conseguiram subir o suficiente para ultrapassar o último desnível e chegar ao Santuário das borboletas Monarca, local do golo.
Eu estou algures entre os 15-20, o Américo chegou logo depois no grupo seguinte coladinho ao Luca Donini, a rondar os 30-35. Para não variar, terão chegado mais de 80 pilotos ao final dos 117km.
Amanhã é o último dia, espera-se uma manga mais curta mas ainda tudo pode mudar na frente. Aguardamos ainda os resultados oficiais.

Hasta luego!

Nuno Virgílio

Sem comentários: