quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

9ª manga

Hoje tivémos um dia com muitas nuvens, tecto a rondar os 3300m inicialmente a subir para os 3900m com o decorrer do dia. O comité de pilotos definiu uma manga de 104km. Fomos para o ar por volta do meio dia, e às 12:45 iniciámos a prova. O Nuno e o Américo estavam juntos com um grupo bastante grande de pilotos no plano em frente à descolagem. Com um raio de 6km para start e a 1ª baliza no plano, estavam bem posicionados para o início da corrida. Eu não consegui subir tão bem inicialmente, e por isso mantive-me mais perto da descolagem. Consegui no entanto seguir uma boa linha em direcção à primeira baliza, o que me permitiu ganhar uma posição mais confortável, pois passei a ter pilotos mais baixos que eu e à minha frente a marcar caminho.
Picada a baliza fiz o regresso ao El Peñon sem grandes pressas pois a manga era longa e ainda nada estava decidido. O Nuno vinha com cerca de 15 minutos de atraso para mim e fez o regresso mais pela esquerda encurtando algum caminho e recuperando algum tempo. Já o Américo teve um ponto bastante baixo junto à primeira baliza e acabou por atrasar-se. No entanto, conseguiu agarrar uma térmica-canhão que o pôs de volta à corrida e seguindo o mesmo percurso que o Nuno ganhou algum tempo e encurtou a distância que o separava do grupo da frente.
A 2ª Baliza foi em Divisadero, no final da crista, depois dos 3Reis. Eu consegui subir bem no El Peñon e depois na Crazy Thermal do G-Spot e segui sempre alto até à baliza. Tinha cerca de 10 minutos de atraso para os primeiros, mas acabei por apanhar o grupo da frente ainda no planalto, quando seguíamos em direcção a Elefante (a 3ª baliza). Foi necessário subir até à nuvem pois a transição de quase 15km não dava muitas garantias de subida intermédia, e a baliza estava no lado oposto do lago. Houve pilotos a rodearem o lago pela esquerda, outros (a maioria) pela direita e outros ainda que o atravessaram a direito.
O Nuno e o Américo seguiam atrás com 15-25 minutos de atraso, mas a recuperarem bastante. Ao termos rodeado o lago e passado por cima de Valle de Bravo, acabamos por ficar muito baixos e com térmica muito fraca. Valeu sermos um grupo de uns 30 pilotos pois só com a ajuda de todos a rastrear a área conseguimos safar-nos. Fazemos a baliza e subimos todos até à nuvem (3900m). Iniciámos a transição de 18km para a ultima baliza. Coladinhos às nuvens, de acelerador quase a fundo, chegámos a atingir velocidades de 80kmh. A cara gelada, os dedos a começarem a deixar de se sentir...estava muito frio lá em cima!
O Nuno, entretanto, tinha recuperado muito e já seguia com um atraso de pouco mais de 3minutos mas com menos 400m que nós no grupo da frente. O Américo estava com um grupo que decidiu atravessar o lago a direito, e ao querer garantir, optou por seguir uma rota quase solitária, mas com mais garantias em direcção às nuvens pela direita. Acabou por ficar muito baixo e não conseguir subir. Aterrou a 7km desta 3ª baliza. Lá na frente, quando faltavam cerca de 6km para a ultima baliza (3 Reis) ficámos com vento de frente e a progredir com mais dificuldade. O Nuno que já vinha mais baixo, chegou a andar a 30kmh de acelerador a fundo. Estava a entrar pelo escoamento do vale que o levaria a 3Reis e foi aqui que a altitude se revelou fundamental. Acabou por aterrar a uns 5km desta ultima baliza.
Eu piquei os 3 Reis ainda alto, e voltei quase directo ao fumo de uma fogueira que havia ali próxima, na direcção do golo. Já lá cheguei com pouco mais de 50m para o chão,mas resultou muito bem e rapidamente garanti altitude suficiente para chegar ao golo. Pelas nossas contas devo ter entrado nos 20 primeiros. Chegaram uns 60-70 pilotos ao golo. Faltam 2 dias e possivelmente pouco mais de 200km para acabar a prova, e embora já hajam muitos pilotos cansados, nós ainda estamos aqui como no primeiro dia!

Rhaztaaa.

ClOudyo

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