quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Dia 11 - 9ª Manga

A 9ª manga foi vencida pelo piloto esloveno Urban Valic (Niviuk), com uma vantagem superior a 15 minutos para o segundo classificado.

Uma prova de 106 km, aparentemente mais difícil que nos dias anteriores e que permitia duas opções estratégicas distintas. A opção mais arriscada foi aquela que permitiu ao Urban Valic chegar isolado ao golo, após ter atacado a 3ª baliza pela esquerda. Outros pilotos tentaram fazer o mesmo, correndo alguns riscos e sem grande sorte.

A previsão meteorológica anunciava ventos de SW à altura da descolagem e os pilotos atingiram altitudes acima dos 4.000 m, sendo que um dos pilotos afirma ter atingido os 4.600 m. Apenas 59 pilotos chegaram ao golo e os mais rápidos apenas necessitaram de 3 horas para cobrir a distância da prova.

Com o campeonato a aproximar-se do final, temos os pilotos Aeby, Wyss e Brauner a conseguirem segurar a sua posição classificativa.

Este foi um dia negro para o italiano Luca Donini, que perdeu as suas aspirações ao pódio final, quando aterrou a 1 km do golo na corrida final, em confronto directo com Aebi que chegou marginalmente baixo ao golo no grupo que liderava a prova. Ao que parece, neste campeonato do mundo todos acabam por ter um mau dia (exceptuando Aeby, Wyss y Brauner, de momento).
O Cláudio voltou à sua regularidade habitual no topo da prova, chegando ao golo entre os vinte primeiros. Ultrapassou bem o incidente de ontem na zona apelidada de “crazy termal”!

O Nuno conhece bem esta zona onde se desprendem térmicas muito turbulentas. Hoje o lançamento do reserva, tocou à Venezuelana Joanna Di Grigoli (Gradient XC2), logo após a descolagem e saiu ilesa. Este foi o dia mais difícil para o Américo. Ninguém sabia como se iria desenrolar a manga, pois parte do percurso era novo. Dos pilotos Portugueses, apenas o Cláudio conseguiu chegar ao golo em 18º e reconhece que neste dia voou um pouco mais “calmo” e pisando menos no acelerador.

Algumas das pilotos femininas em prova


Amanhã existe a possiblidade de se realizar a penúltima manga, mas esta noite o tempo está a mudar, fez muito vento, entrou bastante humidade e nebulosidade. Aguardamos por por mais mangas neste Campeonato do Mundo de Parapente…


Sem comentários: